O sítio da Outra História utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Pode saber mais sobre a nossa Política de Cookies aqui. Aceitar e fechar

Consultoria

O conhecimento que temos de uma determinada obra ou de um conjunto artístico contribui decisivamente para a sua valorização patrimonial, mas também no mercado.

E ao promover o avanço do conhecimento, pretende-se escrever uma Outra História, rica em novos diálogos com o património, capaz de criar estratégias que o projetem no futuro, respeitando a sua autenticidade, integridade e valor histórico-artístico. Nessa perspetiva, levamos a cabo diferentes tipos de projetos de consultoria no âmbito das Ciências do Património junto de entidades ou particulares proprietários de bens patrimoniais, empresas de conservação e restauro e outras, com vista à sua capitalização e dinamização, através do respetivo estudo e planeamento:

  • Investigação no âmbito da História da Arte
  • Planos de Gestão Integrada do Património
  • Inventário
  • Parecer Técnico
  • Curadoria (Planificação e Organização de Exposições)
  • Agenciamento de Artistas Plásticos
  • Outsourcing para empresas de animação turística, através da criação de guiões e roteiros de visita, baseados em pesquisa histórico-artística e em outras valências do território.

Alguns dos nossos projetos de consultoria:

Consultora TUR4all Portugal para a região do Alentejo

Auditoria a recursos turísticos acessíveis (restaurantes, hotéis, praias, museus e monumentos, etc.) e elaboração dos respetivos relatórios de acessibilidade.

A plataforma TUR4all é uma plataforma digital (site e app móvel) de informação e divulgação da Oferta Turística acessível em Portugal – ou seja, o turismo para TODOS – , que contribuirá para captar novos segmentos e melhorar a experiência turística das pessoas com necessidades especiais.

Este projeto é desenvolvido pela Accessible Portugal, com o apoio da Fundação Vodafone Portugal e do Turismo de Portugal.

Saiba mais sobre a TUR4all em www.tur4all.pt


Curadoria da Exposição Zé Ventura: uma Retrospetiva?

(Centro Cultural de Lagos, abril-julho de 2018)

O projeto assentou em dois eixos complementares: o texto curatorial para o catálogo e a conceção da exposição.

No primeiro, realizou-se a pesquisa bibliográfica e entrevistas a Zé Ventura, com vista à redação do texto do catálogo, que além de uma reflexão retrospetiva sobre a sua obra, contempla ainda uma visita comentada pela exposição.

No segundo momento, procedemos à seleção das obras de arte, em articulação com a própria artista, no sentido de criar o conceito e discurso expositivos nos três núcleos, de acordo com esta proposta de retrospetiva da sua obra.

Saiba mais sobre a exposição aqui.